Tuesday, April 15, 2008

Um retrato de uma revolução "vista" dos Estados Unidos

Portugal Classificado é um retrato de um Portugal em revolução visto pelos Estados Unidos, “escondido” atrás de umas quantas centenas de documentos que durante anos estiveram classificados com o carimbo “secreto”.

Em 1974 e 1975, Washington desconfiava de um governo com comunistas e temia que os segredos militares da NATO fossem parar à União Soviética. Daí Henry Kissinger, o todo-poderoso chefe da diplomacia norte-americana, ter feito um verdadeiro ultimato ao Presidente Costa Gomes para os militares portugueses não participarem nas reuniões da Aliança Atlântica em que questões da estratégia nuclear eram discutidas. Em 1975, o general que Frank Carlucci considerava “demasiado à esquerda” acabou por ceder.

O que pensavam Kissinger, Gerald Ford e Carlucc sobre Mário Soares, Vasco Gonçalves ou Costa Gomes? Ford, por exemplo, queixou-se de ter levado “uma lição” de Vasco Gonçalves num encontro em Bruxelas, em Maio de 1975. Álvaro Cunhal foi tema de conversa em 1976 entre Ford e Brejnev, em Moscovo. O líder soviético garantiu que não conhecia Cunhal. Em Lisboa, Cunhal comentou que Brejnev era “mentiroso”...

No comments: