Tuesday, December 30, 2008

A história de Pedro Rodriguez Peralta

Pedro Rodriguez Peralta era um capitão das forças armadas de Cuba quando, em 1969, foi caputado pelos militares portugueses na Guiné-Bissau. Foi capturado, ferido, e transportado para Portugal, onde ficou detido até Setembro de 1974. "Viu" a revolução dos cravos das janelas da cadeia e foi trocado por um cidadão norte-americano preso em Cuba, alegadamente agente da CIA, Lawrence Lunt. É uma história marginal dos primeiros dias da revolução portuguesa e que vale a pena recordar nos 50 anos da revolução cubana.

(A foto é de José Manuel Saraiva e foi publicada em 2002 pelo semanário Expresso. Na foto, aparece Pedro Peralta ladeado pelos dois militares portugueses que o detiveram, em 1969)




3 comments:

Anonymous said...

A alegada troca do capitão Peralta
por um agente da CIA quase me fez vomitar.
Já não bastava termos um ex-presidente da República que se gabou publicamente na TV de ter conspirado juntamente com o CIA Frank Carlucci.
No entanto, há na referida "troca" um erro grave. E, o que é pior, estes erros propagam-se. É o caso do artigo de Luís Almeida Martins, no último número da revista Visão
(9/4/2009)onde além da deturpação do nome do agente Lawrence K. Lunt, se repete o mesmo erro. Péssimo jornalismo.
Na verdade, Lunt (e não Hunt) só foi libertado em 1979, juntamente com outros dois prisioneiros americanos e um porto-riquenho, não por troca, mas em reacção, chamada de "gesto-a-gesto" à libertação de quatro patriotas porto-riquenhos, presos nos EUA há mais de 24 anos por alegado atentado contra o presidente Truman.

Anonymous said...

Lunt só foi libertado em 1979, e não em troca pelo capitão Peralta.
Trocar um agente da CIA em Cuba por um prisioneiro de guerra em Portugal?
Que absurdo!
Em 1974, Durão Barroso ainda andava
de cueiros no MRPP...

portugalclassificado said...

Meu caro Anonymous:

Pode dar-me mais alguma informação documental sobre o Lunt? Agradecia para voltar ao tema...