Thursday, May 01, 2008

Câmara de Comuns e debate

No Camara de Comuns, Paulo Ferreira faz uma referência ao livro, que logo mereceu o comentário de um leitor, tric: "é o que se chama uma visão parcial!! para enquadrar melhor o contexto o dito jornaista deveria tambem mencionar as manobras secretas dos comunas de Moscovo , e assim talvez se percebesse melhor esse tempo..."

Paulo Ferreira respondeu, e bem: "Totalmente de acordo, o problema é que os serviços secretos americanos ainda vão desclassificando documentos desta indole, os serviços secretos da ex URSS, e não só o KGB, tem de certeza muita documentação a "sugerir" financiamento e formação a quadros de um determinado partido politico, mas ´dos muitos documentos que de lá sairam ´na fase pós perestroika, não me lembro de nada sobre Portugal.
Devem estar guardados juntamente com alguns documentos que, se calhar, até provam o envolvimento de empresas portuguesas na "circulação" de verbas para apoio de um partido e quiça até dum movimento terrorista....
Com todos os seus defeitos a democracia norte americana ainda tem alguns mecanismos de auto-vigilância e auto-controle que se não impedem muitos abusos, mais tarde ou mais cedo acabam por denunciá-los e expô-los.
Ao contrário , por exemlo, de "regimes" como o actual de Moscovo e mesmo de jovens democracias como a nossa."


Este é o meu comentário:
Paulo Ferreira respondeu bem a tric... Os arquivos da ex-URSS são virtualmente inacessíveis, a começar pela língua, o obstáculo que, ainda assim, deve ser o mais fácil de transpor. Contudo, com o tempo vários ex-responsáveis do PCP vão contando o seu lado da história, como Raimundo Narciso, por exemplo, sobre o 25 de Novembro. Mas a investigação vai continuando e - felizmente - não serei o único. Algum dia irão ser desclassificados documentos da CIA, e do Comité dos 40, por exemplo. Muita gente, testemunha e personagens da História, está viva e isso é um obstáculo à desclassificação de documentos, por exemplo. Uma das coisas curiosas em alguns documentos da CIA são os indícios de que estavam bem informados, pelo menos a partir de Moscovo, sobre as estratégias dos "comunas" em Portugal, para usar a terminologia de tric...

No comments: